A equipe do TecLab está começando uma nova série de vídeos no YouTube com o propósito básico de ensinar seus espectadores a montar PCs poderosos. A série será praticamente um curso para ajudar a entender o funcionamento e a utilidade de cada componente, além de mostrar como eles se relacionam entre si e devem ser colocados juntos em uma placa-mãe.

O primeiro vídeo já foi ao ar e funciona como uma introdução para quem ainda não tem grandes conhecimentos do assunto. Se você já está nesse meio, pode se sentir um tanto entediado, mas pode ser que aprenda alguma coisa nova bem simples ou descubra como abordar o assunto de forma mais profissional. O canal promete liberar coisas mais complexas com o passar do tempo.

O idealizador do projeto e líder da equipe de overclocking recordista mundial, Ronaldo Buassali, comentou que a intenção da série e disseminar essas informações entre os espectadores brasileiros para que eles tomem decisões mais embasadas na hora de comprar em montar hardware.

“Vamos aos poucos mostrar os conceitos e provar que o funcionamento de uma máquina é bastante simples. Muita gente acredita que se trata de uma ciência inacessível, mas, se explicada com boa didática, vai elevar muito o nível dos usuários”, comentou Buassali.

Cultura do hardware

Ele acredita que a cultura do hardware no Brasil pode avançar muito com projetos como esse, que tornam as informações sobre o assunto mais acessíveis, como já estão em outras regiões do globo.

“Nos Estados Unidos, por exemplo, é muito comum que o consumidor compre seus componentes em lojas, monte sua máquina ou mesmo faça um upgrade em seu PC. A informação é abundante, os produtos estão disponíveis há mais tempo e, claro, são mais acessíveis. Queremos, mesmo nos vídeos mais básicos, introduzir sempre informações importantes, de forma que ajude todos os níveis de usuário de forma agradável e eficiente”, completa o especialista.

O próximo vídeo da série deve tratar sobre montagem e aplicação de interfaces térmicas em componentes. Inscreva-se nesse nosso canal parceiro para conferir o restante do conteúdo assim que ficar disponível. Você pode conferir mais também no grupo da equipe no Facebook.

Você já fez overclock em seu PC? É muito complicado? Comente no Fórum do TecMundo