A fabricante chinesa de smartphones Huawei diz ter realizado um feito para lá de notável. 

Segundo o diretor de produtos da empresa para a Índia, Allen Wang, a Huawei ultrapassou a Apple em volume de vendas globais de smartphones. Ele afirmou que a participação da empresa chinesa nas vendas de aparelhos atingiu os 13,2% em dezembro de 2016 – enquanto a da companhia do Vale do Silício teria sido de 12%. 

A Huawei diz ter vendido 139 milhões de aparelhos no último ano, se tornando, assim, a segunda maior na lista de volume de vendas. A Samsung seria a única à frente. Wang afirmou, contudo, que a chinesa teria ultrapassado a empresa coreana em alguns mercados - só faltou especificar quais. 

Disputa pelo topo

Já faz algum tempo que fabricantes locais tentam destronar Samsung e Apple. Até então, as duas gigantes ocupavam a liderança na venda de smartphones no mundo com folga. Hoje, a concorrência, principalmente de empresas chinesas, vem tornando o topo um lugar difícil de se manter. 

No final do ano passado, o CEO global da Huawei anunciou que tinha como objetivo ultrapassar a Apple até 2018. 

Mas calma aí

Pode ser que a fabricante chinesa tenha chegado lá muito antes do esperado, mas os números citados por Wang  devem ser analisados com certa cautela. Normalmente, as pesquisa de mercado são feitas a partir de levantamentos trimestrais dos números de vendas, uma vez que os dados mês a mês são mais difíceis de apurar. Assim, é possível que os resultados anunciados pelo executivo da Huawei não estejam corretos e tenham sido interpretados a favor da empresa.